Casamento samurai. Esposa; a mulher samurai


Oi Pessoal, tudo bem? Eu sei, eu sei. Vocês devem esta pensando, - “lá vem ele com mais histórias de samurai” – rsrsrs, mas eu acho interessante e quero compartilhar com vocês.
Então Vamos lá:

Casamento samurai
Geralmente o casamento era arranjado pelos pais, com o consentimento silencioso dos jovens. Mas, também não se descartava a hipótese dos próprios jovens arrumarem seus pretendentes. Na maioria dos casos segundo os velhos costumes, as preliminares eram confiadas a um (uma) intermediário(a).
Nas famílias dos samurais, a monogamia tornou-se regra, mas no caso de esterilidade da mulher, o marido tinha o direito de possuir uma "segunda esposa" (como na aristocracia), pertencente à mesma classe ou de casta inferior. Mas depois no século XV, esse costume acabou, no caso do casal não ter filhos e assim sendo não possuir herdeiros, recorria-se ao processo de 'yôshi' (adoção) de um parente ou de um genro. Como norma geral o casamento constituía assunto estritamente familiar e se realizava dentro dos limites de uma mesma classe.
Contudo, os interesses políticos às vezes rompiam as barreiras dos laços familiares, transformando o matrimônio em assunto de estado. Na aristocracia existiu um famoso ocorrido, o caso da família Fujiwara que, a fim de manter a hegemonia da família nas altas posições junto à corte, casou suas filhas com herdeiros do trono e outros membros da família imperial. De modo semelhante, os chefes de clãs samurais promoviam políticas de alianças por meio de casamento, dando suas filhas em matrimônio a senhores vizinhos ou outras pessoas influentes.

Esposa, a mulher samurai
Na classe samurai, mesmo não tendo uma autoridade absoluta, a mulher ocupava uma posição importante na família. Quase sempre dispunha de um controle total das finanças familiares, comandando os criados e cuidando da educação dos filhos e filhas (sob orientação do marido).
Comandavam também a cozinha e a costura de todos os membros da família. Tinham a importante missão de incutir na mente das crianças (meninos e meninas), os ideais da classe samurai que eram: não ter medo diante da morte; piedade filial; obediência e lealdade absoluta ao senhor; e também os princípios fundamentais do budismo e confucionismo.
Com todas essas responsabilidades, a vida de esposa de um samurai não era nada invejável. Com muita freqüência, o samurai estava ausente prestando serviço militar ao seu senhor; e em tempo de guerra o samurai às vezes era forçado a defender seu lar, pois conforme os reveses da batalha poderiam virar alvo de ataques inimigos.
Nessas ocasiões de perigo para a família, não era difícil a mulher combater ao lado do marido, usando de preferência a 'naginata' (alabarda), arma que aprendiam a manejar desde cedo.
Mesmo não tendo o refinamento das damas da nobreza, pela qual os samurais nutriam certo desprezo, a mulher samurai possuía conhecimentos dos clássicos chineses e sabia compor versos na língua de Yamato, ou seja, no japonês puro, usando 'kana'.
As crônicas de guerra, como o 'Azuma Kagami', contam-nos que esposas de samurais lutavam na defesa de seus lares, empunhando alabarda, atirando com arco ou até acompanhando seus maridos nos campos de batalha. Essas mulheres demonstravam muita coragem ao enfrentarem o perigo sem medo.
Sem perder a feminilidade essas esposas, cuidavam de sua aparência vestiam-se com esmero; gostavam de manter a pele clara, usando batom e pintando os dentes de preto (tingir os dentes de preto era hábito de toda mulher casada), tiravam a sobrancelha e cuidavam com muito carinho dos longos cabelos escuros.

Postagens relacionadas: 

É isso ai pessoal, espero que tenham gostado, as informações foram retiradas do site Wikipedia. Até a próxima pessoal, Abraço!



Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

5 Comentários

Comentários
10 de fevereiro de 2016 20:17 delete

Yoo Jeff-kun~ Genki?

Olha, não se preocupa com esse negócio de manear nas histórias de Samurais não, porque eu amo isso também kkkkk
As mulheres samurais realmente eram "grandes mulheres", né? Porque tá loko... Elas deveriam ser quase... "frias", ou algo do tipo .-. Nunca vi uma mulher que pensasse assim: "Véi... se alguém vier apontar uma katana na minha guela, tô um poco me ferrando pra isso. Não tenho medo de morrer mesmo... então VEM MONSTRO!" xD Ok exagerei, mas tipo isso...
Então eu admito muito mais as mulheres samurais ao invés dos homens u.u E não! Não sou feminista rsrsrs', mas acho que elas devem ser valorizadas também.
E algo que me chamou a atenção, é as mulheres pintarem os dentes de preto quando casadas. Você sabe por quê elas fazem isso? .-.

Amei o post! <3
Chu~

Reply
avatar
13 de fevereiro de 2016 09:09 delete

Então irei fazer as outras postagens que falta (são algumas muitas kkkkkk).
Sim elas eram grandes mulheres, além de corajosas, eram fortes, e muiiito habilidosas, além disso ainda cuidavam de organizar as tarefas cotidianas.
Eu na verdade gosto das histórias de samurais mais não acho que o certo é jogar sua vida fora por ter perdido ou coisa do tipo.
Pesquisei para tentar melhorar a explicação:
Ohaguro: Tingir não só dava um sorriso de "beleza", mas também era para proteger os dentes contra danos. Mulheres casadas usavam o escurecimento para dar resistência aos dentes e a comparação com lealdade e afeto em casamento.
(No início apenas as mulheres adultas de classes sociais mais altas pintavam os dentes, mas posteriormente a técnica começou a se estender para uma parte maior da população, chegando até a atingir os homens.)
(megacurioso - avidabloga)

Obrigado pela visita.
Abraço!
:D

Reply
avatar
13 de fevereiro de 2016 09:11 delete

ADIVINHA QUEM CHEGOU EM SP???????????????

Reply
avatar
13 de fevereiro de 2016 09:17 delete

Vish ta difícil.
Irei consultar meus poderes aqui...
Foi você que chegou em sp?
Se foi pode me parabenizar pois estou os desenvolvendo muahahaha rsrsrsrsrs

Reply
avatar
13 de fevereiro de 2016 10:54 delete

HOHO ACERTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Reply
avatar

Parceiros

Parceiros

Seguidores